Visita Guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade

Jorge André Guerreiro, João Filipe Marques

Resumo


Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.


Palavras-chave


Autenticidade; Autenticidade Encenada; Autenticidade Emergente; Autenticidade Existencial; Sociologia do Turismo

Texto completo:

PDF

Referências


AVE ANDRIOTIES, K. Sacred Site Experience: A Phenomenological Study. Annals of Tourism Research, n. 36, v. 1, p. 64-84, 2009.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Somulações, Lisboa, Relógio d'Água.

BELHASSEN, Y.; CATON, K. Authenticity Matters. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 3, p. 853-856, 2006.

BELHASSEN, Y.; CATON, K.; STEWART, W.P. The Search for Authenticity in the Pilgrims Experience. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 3, p. 668-68, 2008.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In BENJAMIN, W. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d'Água, 1992, p. 73-113.

BOORSTIN, D.J. The Image – A guide to pseudo-events in America. Estados Unidos: Vintage Books. 1992.

BROWN, L. Tourism: A Catalyst for Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 40, p. 176-190, 2013.

BRUNER, E.M. Abraham Lincoln as Authentic Reproduction: A Critique of Postmodernism. American Anthropologist, n. 96, v. 2, p. 397-415, 1994.

BUCHMANN, A.; MOORE, K.; FISHER, D. Experiencing Film Tourism: authenticity & fellowship. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 1, p. 229-248, 2009.

CHHABRA, D.; HEALY, R.; SILLS, E. Staged Authenticity and Heritage Tourism. Annals of Tourism Research, n. 30, v. 3, p. 702-719, 2003.

CHHABRA, D. Positioning Museums on an Authenticity Continuum. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 2, p. 427-447, 2009.

COHEN, E. Rethinking the Sociology of Tourism. Annals of Tourism Research, n. 6, v. 1, 18-35, 1979a.

COHEN, E. Phenomenology of Tourist Experiences. Sociology, n. 13, p. 179-201, 1979b.

COHEN, E. The Sociology of Tourism: Approaches, Issues, and Findings. Annual Review of Sociology, n. 10, p. 373-392, 1984.

COHEN, E. Authenticity and Commodization in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 15, p. 371-386, 1988.

COHEN, E.; & COHEN, S.A. Current Sociological Theories and Issues in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 4, p. 2177-2202, 2012.

DAUGSTAD, K.; KIRCHENGAST, C. Authenticity and the Pseudo-backstage of Agri-Tourism. Annals of Tourism Research, n. 43, p. 170-191, 2013.

DUTTON, D. Authenticity in the Art of Traditional Societies. Pacific Arts, n. 9/10, p. 1-9, 1994.

DUTTON, D. Authenticity in Art. In: LEVINSON, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Aesthetics. Nova Iorque: Oxford University Press, 2005, p. 258-274.

ECO, U. Travels in Hyperreality. Estados Unidos: Harvest Book, 1990.

GOFFMANN, E. The Presentation of Self in Everyday Life. Edinburgh: The Bateman Press, 1956.

GORDON, W. Consuming Heritage: Perceived Historical Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 27, v. 4, p. 835-862, 2000.

GUERREIRO, J.A. A questão da autenticidade – do objetivismo à fenomenologia do turismo. In: Atas... do IX Congresso Português de Sociologia, 2017.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo (Parte I). 15ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2005a.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo (Parte II). 13ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2005b.

HEITMANN, S. Authenticity in Tourism. In: ROBINSON, P., HEITMANN, S.; DIEKE, P. (Eds.). Research Themes for Tourism. Reino Unido: Cab International, 2011, p. 45-58.

HOBSBAWM, E. Introdução: A Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Eds.). A Invenção das Tradições. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 9-23.

HUGHES, G. Authenticity in tourism. Annals of Tourism Research, n. 22, v. 4, p. 781-803, 1995.

KIM, H.; JAMAL, T. Touristic Quest for Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 34, v. 1, p. 181-201, 2007.

KORSTANJE, M. The Obsession With Authenticity: Criticism to Dean MacCannell. Revista Rosa dos Ventos, n. 5, v. 1, p. 99-115, 2013.

LANÇA, M., MARQUES, J.F. & VALLE, P. Understanding the Relationships between Romance, Sex and Liminoid Experiences in Tourism context: A Structural Modelling Approach, Tourism & Management Studies, n. 13, v.1, p.18-26, 2017.

LAU, R. Revisiting Authenticity: A Social Realist Approach. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 2, p. 478-498, 2010.

LENGKEEK, J. Leisure Experience and Imagination: Rethinking Cohen’s Modes of Touristic Experience. International Sociology, n. 16, v. 2, p. 173-184, 2001.

LYOTARD, J.-F. A Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2008.

PAWLETT, W. Jean Baudrillard. Estados Unidos: Routledge, 2007.

PEARCE, P.L.; MOSCARDO, G.M. The Concept of Authenticity in Tourism Experience. Australian and New Zealand Journal of Sociology, n. 22, v. 1, p. 121-132, 1986.

PERNECKY, T. Constructionism: critical pointers for tourism studies. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 2, p. 1116-1137, 2012.

PERNECKY, T.; JAMAL, T. (Hermeneutic) Phenomenology in Tourism Studies. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 4, p. 1055-1075, 2010.

POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. 9ª Edição. Editora Cultrix: São Paulo, 2001.

PLUMMER, K. Essentialism and constructionism. In: RITZER, G. (Ed.). The Blackwell Encyclopedia of Sociology. Singapura: Wiley-Blackwell, 2007, p. 1436-1438.

MACCANNELL, D. Staged Authenticity: Arrangements of Social Space in Tourist Settings. The American Journal of Sociology, n. 79, v. 3, p. 589-603, 1973.

MACCANNELL, D. The Tourist - A new theory of the leisure class. Schocken Books: New York, 1999.

MARQUES, J.F.; LANÇA, M. Para além da vida quotidiana. Amor e sexualidade em contexto turístico: resultados preliminares de uma pesquisa exploratória no Algarve (Portugal). Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, n. 6, v. 2, p. 9-19, 2016.

MCINTOSH, A.J.; PRENTICE, R.C. Affirming Authenticity: Consuming cultural heritage. Annals of Tourism Research, n. 26, v. 3, p. 589-612, 1999.

REISINGER, Y.; STEINER, C.J. Reconceptualizing Object Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 1, p. 65-86, 2006.

RICKLY-BOYD, J.M. Authenticity & Aura: a Benjaminian approach to tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 1, p. 269-289, 2012.

RITZER, G.; LISKA, A. McDisneyzation and the Post-tourism: Complementary perspectives on contemporary tourism. In: ROJEK, C.; URRY, J. (Eds.). Touring Cultures: Transformations of Travel and Theory. Estados Unidos e Canadá: Routledge, 1997, p. 96-109.

ROBINSON, R.; CLIFFORD, C. Authenticity and Festival Foodservice Experiences. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 2, p. 571-600, 2012.

RYAN, M.T. Hyperreality. In: RITZER, G. (Org.). The Blackwell Encyclopedia of Sociology. Singapura: Wiley-Blackwell, 2007, p. 2194-2196.

SEDMAK, G.; MIHALIC, T. Authenticity in Mature Seaside Resorts. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 4, p. 1007-1031, 2008.

SHARPLEY, R. Tourism, Tourists & Society. Suffolk: ELM Publications, 1994.

SHARPLEY, R. Travel and Tourism. Reino Unido: Sage Publications, 2006.

SHEPHERD, R.J. Why Heidegger did not travel – Existential angst, authenticity, and tourist experiences. Annals of Tourism Research, n. 52, p. 60-71, 2015.

STEINER, C.J.; REISINGER, Y. Understanding Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 2, p. 299-318, 2006.

TERZIYSKA, I. Interpretations of Authenticity in Tourism. Science & Research, n. 4, p. 1-8, 2012.

URRY, J.; LARSEN, J. The Tourist Gaze 3.0. 3ª Edição. India: Sage, 2011.

WANG, N. Rethinking Authenticity in Tourism Experience. Annals of Tourism Research, n. 26, v. 2, p. 349-370, 1999.

WANG, N. Tourism and Modernity: A Sociological Analysis. Holanda: Pergamon, 2000.

WANG, N.; GNOTH, J. Authenticity. In: JAFARI, J.; XIAO, H. (Eds.). Encyclopedia of Tourism. Suíça: Springer, 2016, p. 70-73.

WILLSON, G.B.; MCINTOSH, A.J.; ZAHRA, A.L. Tourism and Spirituality: a phenomenological analysis. Annals of Tourism Research, n. 42, p. 150-168, 2013.

ZHOU, Q.; ZHANG, J.; ZHANG, H.; MA, J. A Structural Model of Host Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 55, p. 28-45, 2015.

ZHU, Y. Performing Heritage: Rethinking Authenticity in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 3, p. 1495-1513, 2012.




Direitos autorais 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Indexadores da Revista ABET:
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul
Programa de Pós-Graduação Geografia Universidade Brasília
 
 
 
Departamento de Turismo/DepTur, Instituto de Ciências Humanas/ICH, Sala A-II-08, bloco A.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
R. José Lourenço Kelmer, Campus Universitário, São Pedro. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG) / Brasil. CEP.: 36036-330.
ISSN 2238-2925