Imagens Turísticas da Cidade do Rio de Janeiro nas Três Primeiras Décadas do Século XX: uma viagem através de guias, mapas e das crônicas de viagem em Aguafuertes Cariocas

Amanda Danelli Costa, Karina Gomes Silva Garcia

Resumo


Como várias cidades que se tornaram destinos para viajantes e turistas desde o advento da atividade turística, o Rio de Janeiro desde o início do século XX tem investido em se tornar uma cidade conhecida nacional e internacionalmente a fim de atrair mais visitantes. Tal investimento se revela através de muitas formas, diretas e indiretas, como a veiculação de visões da cidade através dos guias e mapas turísticos, crônicas literárias publicadas aqui e alhures e também algumas ações de reforma urbana que visavam atualizar a cidade e adequá-la aos gostos das modernas formas de lazer. Nesse sentido, apresentamos uma avaliação sobre a formação e transformação da imagem turística do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX a partir de guias e mapas turísticos; e refletimos sobre as imagens da cidade construídas nas representações presentes em crônicas literárias, especialmente em Aguafuertes Cariocas de Roberto Artl. 


Palavras-chave


Rio de Janeiro; imagem turística; guias e mapas turísticos; crônicas

Texto completo:

PDF

Referências


ARLT, Roberto. Aguafuertes cariocas. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2013.

CASCO, Ana Carmem. Rio de Janeiro: uma cidade tra(duz)ída pelos mapas. 2009. Disponível em:

https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/pesquisa/rio-janeiro-uma-cidade-traduzida-pelos-mapas//anacarmencasco.pdf Acesso em 30 jan. de 2018.

CASTRO, Celso. Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. In: VELHO, Gilberto (org.). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

CASTRO, Celso; GUIMARÃES, Valeria Lima; MAGALHÃES, Aline Montenegro (orgs.). História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

CHAGAS, Márcio Marreiro das. Imagem de destinos turísticos: uma discussão teórica da literatura especializada. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v.10, nº3, p.435-455, set/dez. 2008.

ANÔNIMO. A cidade do Rio de Janeiro: cultura urbana e imagem turística. Revista Acervo, Rio de Janeiro, v.28, n.1, p.186-195, jan./jun. 2015

MAFFESOLLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos. Porto Alegre, n.15, 20 mar. 2001, p.74-82. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva.




Direitos autorais 2018 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Indexadores da Revista ABET:
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul
Programa de Pós-Graduação Geografia Universidade Brasília
 
 
 
Departamento de Turismo/DepTur, Instituto de Ciências Humanas/ICH, Sala A-II-08, bloco A.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
R. José Lourenço Kelmer, Campus Universitário, São Pedro. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG) / Brasil. CEP.: 36036-330.
ISSN 2238-2925