Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Revista: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos (ABET)

Dossiê Temático: “História e Memória do Turismo”

Editores convidados: Valéria Lima Guimarães (UFF) e André Barcelos Damasceno Daibert (UFJF)

Edição prevista para publicação: Maio/Agosto de 2018

Data limite para submissão de artigos: 15/12/2017

 

Apresentação:

O objetivo do dossiê temático “História e Memória do Turismo” da revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos (ABET) é servir de espaço agregador para um conjunto de pesquisadores que, de forma isolada e agora também articulando-se em emergentes grupos de pesquisas e redes afins, têm se dedicado a estudar a história do Turismo, em particular no Brasil. Embora a bibliografia acadêmica sobre o Turismo seja muito grande - em particular nas áreas de administração e turismo, mas também na geografia, na economia, na sociologia e na antropologia –, ainda é pequena a produção histórica sobre o tema.

O dossiê temático pretende servir de espaço para agregar, dar continuidade e aprofundar os debates realizados junto ao Simpósio Temático de mesmo nome que se reuniu pela última vez na cidade de Brasília em julho de 2017, no âmbito do XXIX Simpósio Nacional de História. Tal simpósio se reuniu outras duas vezes: a primeira vez durante o XXVI Simpósio Nacional de História, realizado em São Paulo em julho de 2011 e teve continuidade no XXVII Simpósio, realizado em Natal, em julho de 2013. O sucesso das duas edições do ST, que reuniram um expressivo conjunto de pesquisadores e alunos de pós-graduação trabalhando com o tema, resultou na preparação do livro História do Turismo no Brasil (Ed. FGV, 2013) e o dossiê temático “História do Turismo” (Revista Rosa dos Ventos, 2014). Além de agregar os pesquisadores participantes de tais eventos, o novo dossiê anseia ainda abrir espaço para outros investigadores que por ventura estão pesquisando tal temática.

Neste sentido, o dossiê também pretende ajudar a fortalecer os grupos de pesquisa emergentes sobre o tema, iniciados em encontros passados no próprio âmbito da ANPUH (Associação Nacional de História). Esperamos que pessoas com formações e trajetórias acadêmicas diversas possam se reunir em torno do tema da história e memória do turismo no Brasil, embora tendo como ponto focal a produção de perspectivas históricas sobre o fenômeno turístico.

A proposta teórica fundamental do dossiê temático “História e Memória do Turismo” parte do pressuposto de que elementos recorrentemente naturalizados a respeito de “destinos” e “atrações” turísticas – abundando, no senso comum, ideias sobre sua vocação “natural” – são, em realidade, construções históricas e culturais que é preciso investigar. Do mesmo modo, pretende-se contribuir com um olhar histórico sobre o turismo, superando-se as clássicas cronologias, os anacronismos e análises evolutivas ainda amplamente difundidas acerca do fenômeno turístico.

 

Referências:

BOYER, Marc. L'invention du tourisme. Paris, Découvertes/ Gallimard, 1996.

CASTRO, Celso, Guimarães, Valeria, Montenegro, Aline (orgs.). História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

——— “Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro”. In: Antropologia urbana. Gilberto Velho (org.), Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1999, p. 80-87.

DAIBERT, André Barcelos Damasceno. História do Turismo em Petrópolis entre 1900 e 1930. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas: Programa de Pós-Graduação em História, Política e Gestão de Bens Culturais (Dissertação de mestrado).

———. Planejamento urbano e turismo no Estado Novo (1937-1945): Reflexões a partir da cidade de Petrópolis. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, 2016. (Tese de Doutorado)

FREIRE-MEDEIROS, Bianca. O Rio de Janeiro que Hollywood inventou. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

GASTAL, Susana e GUIMARÃES, Valeria Lima (edit.). Revista Rosa dos Ventos. Dossiê História do Turismo. V.6, n.2, 2014. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/issue/view/150

GUIMARÃES, Valeria Lima. O turismo levado a sério: discursos e relações de poder no Brasil e na Argentina (1933-1946). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História Comparada, 2012 (Tese de Doutorado).

LÖFGREN, Orvar. On Holiday. A History of Vacationing. University of California Press, 1999.
MacCannell, Dean. The Tourist. A New Theory of the Leisure Class. 2nd ed., Schocken Books, 1989.

NEVES, Margarida de Souza Neves. Brasil, acertai vossos ponteiros. Rio de Janeiro, MAST, 1991.

PASTORIZA, Elisa. La conquista de las vacaciones. Breve historia del turismo en la Argentina. Buenos Aires, Edhasa, 2011.

SOUZA, Anlene Gomes de. O estrangeiro e a cidade. O Rio de Janeiro e o imaginário da cidade na primeira metade do século XX. Rio de Janeiro, dissertação de mestrado em História, PUC-Rio, 1995.

WITHEY, Lynne. Grand Tours and Cook’ s Tours. A History of Leisure Travel, 1750 to 1915. New York, Morrow, 1997.

 

+++

 

ABET é um journal online de acesso aberto e gratuito para leitura e download de textos, com periodicidade quadrimestral e revisão cega por pares  (doble-blind review), que recebe trabalhos originais e inéditos que não estejam em avaliação em outros meios publicação. São aceitos artigos de investigação científica, ensaios, relatos de caso e resenhas em português, inglês, espanhol ou francês sobre turismo a patir do enfoque das ciências sociais (ex. temas: sociologia, ciência política, antropologia, planejamento urbano, gestão pública e social, etc.). ABET é editada no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF por meio do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Organização e Turismo - COGITO/CNPq. 

Para visualizar as diretrizes para autores clique em: https://goo.gl/OnxhXd

Para conhecer os critérios de avaliação consulte: https://goo.gl/hL6Zd7

 

Classificação atual da revista no Sistema Qualis/CAPES:

Qualis B2 - Interdisciplinar (2016) 

Qualis B3 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (2016)             

Qualis B3 - Sociologia (2016)

Qualis B4 - Ciências Ambientais (2016)

Qualis B5 - Geografia (2016)

 

Indexadores da Revista ABET: Dialnet, Latindex, Portal da UFJF, Miar, Redib, I2or, Publicações de Turismo, Erihplus, C.i.r.c, Emerging Sources Citation Index, DiadorimEzeitResearchBib, Oaji.

Indexadores em inclusão: Google Sholar, Ebsco, Periódicos Capes, Doaj, Redalyc


ABET v.7, n.2, 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Dados da Revista

.
 
PDF
1-4

Editorial

.
Thiago Duarte Pimentel
PDF
5-7

ENSAIOS TEÓRICOS

Mariana Pereira Chaves Pimentel
PDF
8-19
Marko Koščak, Tony O’Rourke
20-31
Thiago Duarte Pimentel
32-37
Nadia Ilenia Peinado Osuna, Víctor Vladimir Sánchez Mendoza
38-49

ESTUDOS DE CASO

Erica Schenkel
50-64
Juliana Przybyszewski, Paula Odete Fernandes, Aurea Cristina Magalhães Niada
PDF
65-81
Marlusa de Sevilha Gosling, Danielle Carolina de Queiroz, Luciana de Rio Meints, Juliana Maria Magalhães Christino
PDF
82-99
Vanessa Garcia Freire, Edegar Luis Tomazzoni
PDF
100-113

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

.
 
PDF
114-117